Matérias...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 9 de junho de 2016

A Magia dos Mantras - Carlos Lazzari


Mantra é um hino do hinduísmo e do budismo, que é dito de forma repetida e tem como objetivo relaxar e induzir um estado de meditação em quem canta ou escuta. Um mantra é definido como um instrumento de pensamento.

Os livros Veda, que é o nome de cada um dos quatros livros sagrados nos quais são baseados os preceitos do Hinduísmo, contêm mantras que estão em sânscrito, são hinos métricos que servem de louvor aos deuses, podendo ser considerados como um tipo de oração ou encantamento. Os hinos (ou suktas) deram origem a coletâneas de mantras (sanhitas), que atravessaram o período bramânico e foram incluídos no budismo e posteriormente no budismo tibetano.

Um exemplo da eficácia de um mantra consiste na sílaba sagrada "om". A repetição desta sílaba é provavelmente o mantra mais conhecido, que serve para causar um estado de tranquilidade e paz interior.

Os budistas atribui um poder espiritual aos mantras, que são considerados textos sagrados. Os mantras foram escritos há milhares de anos por mestres e gurus da Índia. Existem vários tipos de mantra, que podem influenciar positivamente uma pessoa em diferentes áreas, como relacionamentos, saúde, dinheiro, prosperidade, etc. Um dos mantras mais conhecidos para atrair dinheiro e prosperidade é o Kubera.

Os Mantras são capazes de aquietar a mente e apaziguar o coração, o que garante um profundo bem-estar emocional. Entoa repetidas vezes, essas sílabas têm o poder de elevar a consciência, funcionando como um meio de comunicação com o plano espiritual.



Prepare-se para a prática

“A prática leva à percepção de que você é um ser divino”. Os mantras significam “instrumento para trabalhar a mente” ou “proteção da mente”. Devem ser repetidos de forma rítmica e contínua, de preferência num ambiente calmo, livre de interferências externas. Quanto mais silenciosa ela estiver, mais poderoso será o efeito. Os mantras se tornam mais poderosos quando entoados mentalmente. No entanto, também há a opção de sussurrá-los ou cantá-los em voz alta. Fundamental mesmo, é escolher o mantra de forma consciente, de acordo com o momento que você está vivendo ou com o objetivo que deseja alcançar. Como estamos lidando com sons sagrados, que são utilizados há milhares de anos, não basta pronunciá-los corretamente. É preciso focar o pensamento na proposta do mantra e entoá-lo com confiança para atingir o melhor resultado possível. A prática deve ser construída aos poucos, mas com assiduidade”. Quando estiver mais “treinado”, aumente o tempo para 20 minutos, e assim por diante. Não consegue arrumar uma brecha na agenda para recitar um mantra? Pratique enquanto caminha ou fica parada no congestionamento. Embora não seja o cenário nem a situação ideal, é melhor do que nada. Entre uma sílaba (palavra ou verso...) e outra, fique atenta à respiração: a entrada e a saída do ar devem ser pausadas, uniformes e feitas de preferência pelas narinas.

Se a mente ficar dispersa no início da prática, não desanime, pois a simples repetição do mantra já oferece benefícios: ela tem efeito calmante sobre o sistema nervoso, o que torna a respiração mais fluida e a concentração mais desenvolvida. Isso porque o som atua diretamente numa região do cérebro chamada de sistema límbico, que é responsável pelas emoções, como a agressividade e a afetividade, e também pelas funções de aprendizado e memória. Entoados na companhia de instrumentos musicais – mesa lira e taças tibetanas, por exemplo –, os mantras trazem um bem-estar ainda maior. O corpo não precisa de exercícios para se manter saudável? A mente precisa dessas vibrações para não atrofiar”.




Mantras e religião

Algumas religiões e filosofias derivadas do hinduísmo – como o budismo tibetano, o coreano e o japonês – também utilizam mantras como forma de meditação e de contato com o plano superior. Se considerarmos que há um grupo de sons sagrados que funciona como uma oração, podemos dizer que até o catolicismo faz uso dos mantras – afinal, rezar o terço significa entoar o pai-nosso e a avemaria repetidas vezes, hábito que tranquiliza o coração e também a mente. No Brasil, os mantras hindus são adotados sobretudo pelos praticantes de ioga, já que fazem parte dessa técnica milenar. No entanto, qualquer pessoa pode “soltar a voz” e experimentar os benefícios, pois recitar as sílabas sagradas não deixa de ser uma prática meditativa.

A mágica repetição

Algumas pessoas marcam a repetição dos mantras usando um mala, ou japamala (em sânscrito, japa = sussurrar e mala = cordão). Trata-se de um colar de 108 contas, utilizado por hinduístas e budistas, que cumpre a mesma função do terço católico. Como o número 108 é considerado mágico na Índia, pois simboliza o eterno, recomenda-se entoar o mantra pelo menos 108 vezes. No entanto, há quem o recite 27 ou 54 vezes, números divisíveis por 108, ou 216 vezes, o equivalente a duas voltas do japamala. O objeto deve ser segurado com uma das mãos – com o dedo polegar, você gira as contas enquanto repete as sílabas poderosas. Quando chegar à última bolinha, nunca passe por cima da primeira se for continuar o ritual, ou seja, recomece de trás para a frente.

O PODER MÍSTICO DO NÚMERO 108 

108 é o resultado de nove vezes o número doze (9x12=108).

O poder dos nove ou novena é prática antiga e poderosa na religião católica. Porém, qual é a explicação deste poder? 

O número 3 representa o poder da Trindade, ancorada no coração dos filhos e filhas de Deus. É a chama do Poder, da Sabedoria e do Amor de Deus manifestando-se no homem; a trindade do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. 

Isto ocorre quando confirmamos a vontade de Deus na Terra, assim como Ele a afirma, no Céu. Assim, nove é o número da manifestação do plano divino. Não é de se admirar que as mulheres tenham seus filhos ao nono mes de gestação.

E qual é o significado do número doze? Vejamos: doze foram os apóstolos de Jesus. Doze são os meses do ano e também doze são as legiões de anjos. Jesus disse a um de seus apóstolos (Mateus 26:53): – "Você pensa que eu não posso chamar meu Pai e Ele mandaria imediatamente doze legiões de anjos para me salvar?".

O relógio marca doze horas. O chakra do coração tem doze pétalas significando doze vibrações ,únicas que são como doze chaves para as doze portas da cidade celestial. Doze são os signos do zodíaco. 

As doze virtudes de Deus que são: poder, amor, mestria, controle, obediência, sabedoria, harmonia, gratidão, justiça, realidade, visão e vitória divina. 

Assim, grande é o poder dos 108, pois representa a multiplicação dos poderes do nove, pelos poderes do número doze (9x12 = 108).

Cerca de 108 planetas Terra cabem em linha reta através do Sol Cerca de 108 sóis se encaixam entre a Terra e o Sol. Cerca de 108 Luas cabem entre a Terra e a Lua...

De acordo com a NASA, a órbita da Lua em torno da Terra não é um círculo perfeito - é mais como uma elipse - por isso, a Lua não está sempre a 108 "luas" de distância da Terra. Ela fica a esta distância, em algum ponto entre a sua órbita média e seu perigeu, ou seja, quando a Lua está mais próxima da Terra.

A órbita da Terra em torno do Sol é também uma elipse. Em setembro, entre os dias 18 e 19, a distância do Sol a partir da Terra é de 108 vezes o diâmetro do Sol.

108 contas para a oração em um mala

108 repetições de um mantra

108 tipos de meditação

108 caminhos para Deus

108 formas de dança em tradições indianas

108 espaço de tempo em ciclos Rosacruzes

108 contaminações para algumas escolas do budismo

108 tentações terrenas

108 perguntas para Buddha no Lankavatra

108 desejos terrenos / mentiras / delírios para o Budismo

108 é o número máximo de repetições em Kriya Yoga

108 saudações ao Sol em yoga

108 linhas de energia ou nadis convergindo para formar o chakra do coração

108 chakras ou "pontos de energia" no corpo humano

108 livros sagrados nos escritos sagrados do Tibet

108 doutrinas epistemológicas no hinduísmo tradição

108 virtudes na tradição jainista

108 pecados ou 108 delírios da mente no budismo tibetano

108 pontos de pressão no corpo de acordo com Marma Adi e Ayurveda

108 nomes das divindades hindus.



O despertar dos chacras

Quando funciona a pleno vapor, os sete centros energéticos que existem em nosso corpo ajudam a garantir saúde física, mental, emocional e espiritual. Um jeito eficiente de ativá-los é entoar os chamados Bija mantras. “Cada chacra possui um som correspondente”. Antes de soltar a voz, sente-se com a coluna reta sobre uma base confortável, feche os olhos e visualize o ponto de energia que vai estimular. Você pode fazer o ritual completo, ou seja, recitar o mantra específico de todos os chacras numa ordem sequencial (de baixo para cima) por alguns minutos, ou estimular apenas um ou dois deles. se preferir, repita o som mentalmente, combinado?

• Chacra da raiz (Muladhara)

Comanda os instintos de sobrevivência, a autoconfiança e a relação com o mundo prático.

Mantra correspondente: LAM

• Chacra umbilical (Swadhisthana)

Está associado à expressão das emoções.

Mantra correspondente: VAM

• Chacra do plexo solar (Manipura)

Representa o autoconhecimento.

Mantra correspondente: RAM

• Chacra cardíaco (Anahata)

Evoca a intuição e o amor ao próximo.

Mantra correspondente: YAM

• Chacra laríngeo (Vishuddhi)

Está ligado ao intelecto e a comunicação

Mantra correspondente: HAM

• Chacra frontal (Ajna)

Representa tanto as aptidões pessoais quanto as intelectuais.

Mantra correspondente: KSHAM

• Chacra da coroa (Sahasrara)

Está no alto da cabeça, relacionado aos reinos psíquico e espiritual.

Mantra correspondente: OM


Mantras Indianos
Mantras Tibetanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um rastro de luz...