Matérias...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Mensagem Eterna do Mar - Sabedoria da Natureza


A MENSAGEM ETERNA DO MAR


Certo dia, o céu, em toda a sua majestosa imponência, fez um pergunta para o mar:

– Mar, eu sou o céu eterno e infinito. Eu não tenho início e nem fim. Tudo o que existe em mim dura para sempre. O espaço infinito que eu sou contém todas as coisas. Minha mensagem é semelhante a mensagem de Deus.

– Mas e tu, ó grande oceano? Que mensagem eterna você passa aos homens mortais sobre as coisas divinas? Conte-me, por favor, qual é a sabedoria que você transmite a humanidade que jamais é consumida pela força da temporalidade.

O mar respondeu:

– Ó grandioso céu, em minha natureza, eu também transmito uma mensagem divina, mas que nem sempre é apreciada pelos homens, cegos que estão para os sinais da natureza.

– Então eu te lanço um desafio… – disse o céu – Peço que você me diga sete mensagens eternas que tu transmites à humanidade.

– Está bem. – disse o mar.

A primeira mensagem é transmitida por meio das ondas e das marés. Tudo em mim vai e vem. As ondas oscilam, assim como tudo no mundo material oscila. Isso serve de lição para os homens, pois uma hora alguns estão por cima e outra hora estão por baixo. Todas as coisas mudam de estado perpetuamente. Assim como eu estou sempre oscilando, o mundo material também estão sempre oscilando… e o grande objetivo da vida humana é encontrar paz e felicidade dentro das constantes flutuações e instabilidades da existência.


A segunda mensagem é sobre as aparências que trazem confusão e o interior que é sempre tranquilo e sereno. Observe as minhas águas: elas são agitadas na superfície, mas calmas em sua profundidade. Isso ocorre com tudo na vida: quando nos ligamos na superfície, nas aparências, no exterior, tudo se torna confuso, turbulento, errático, dissimulado. Mas quando buscamos enxergar o interior, tudo se harmoniza, tudo se acalma, tudo se revela tal como é, sem confusão e sem o acobertamento da verdade.


O céu ouvia atentamente a eterna mensagem do mar. O grande oceano continua:

A terceira mensagem fala sobre o início e o fim de cada coisa. Minhas ondas sempre crescem, atingem um pico e depois decaem quebrando-se em si mesmas. Isso acontece com as ondas e com tudo na vida. Todos os seres nascem, crescem, envelhecem e morrem, num eterno ciclo da vida universal. Tudo começa e termina, assim como as ondas do mar.


A quarta mensagem fala sobre o perpétuo movimento. Repare que eu, o oceano, estou sempre em movimento, não paro nunca. Estou sempre remexendo, vibrando e me modificando a todo momento, mas ao mesmo tempo eu permaneço sempre como eu sou. Na vida humana ocorre o mesmo: aquele que fica sempre igual, que não aceita as mudanças, que não permite o movimento, esse sucumbe diante das transformações. É preciso continuar em movimento para manter acesa a chama da vida. Quem para, começa a morrer.

A quinta mensagem transmite a sabedoria da leveza na vida. Observe que tudo o que é leve se sustenta em minhas águas, mas aquilo que é pesado, acaba por afundar. Ocorre o mesmo no mundo humano: aqueles que são indivíduos pesados, grosseiros, selvagens, brutos, rudes, ríspidos, etc, acabam por sempre afundar na vida, naufragam pelo próprio peso que carregam. Ao passo que os espíritos leves, sutis, suaves e livres fluem com mais facilidade pelas águas da vida e encontram o amor e a paz. Quem cultiva a leveza, está sempre bem, mas aqueles que insistem em sustentar o peso das preocupações, esses soçobram no oceano da existência.


A sexta mensagem entendem aqueles que observam a mim e todos os rios. Mesmo recebendo em meu ser boa parte dos rios do mundo, eu permaneço sempre com o mesmo tamanho. Eu não me engrandeço apenas pela convergência dos rios sobre mim. Permaneço sempre com igual tamanho, não busco me tornar maior ou mais poderoso. Essa é a eterna lição de humildade que os seres humanos deveriam aprender. Muitos homens ganham e passam a ter muitas coisas, e logo sentem-se maiores diante de outros. Quem faz isso, acaba perdendo sua vida no orgulho e na vaidade.

O céu estava impressionado com as revelações da mensagem do mar. O oceano então concluiu:

A sétima e última mensagem eterna que posso transmitir a humanidade é sobre a natureza de Deus. Bilhões e bilhões de ondas nascem através de mim, mantém uma vida e depois retornam novamente ao meu ser. Isso indica uma multiplicidade dentro de uma unidade. A essência da vida é múltipla em manifestação, mas forma uma só unidade fundamental. As ondas que nascem de mim depois sempre acabam voltando. O mesmo ocorre com Deus. Infinitos seres nascem, vivem, morrem e depois retornam ao infinito reservatório da vida, que é Deus. Tudo procede de Deus e para Deus tudo retorna. Ele é a fonte de toda a vida, e para onde tudo deverá um dia regressar. É o alfa e o ômega de toda a vida universal.



O céu ficou muito feliz com essas revelações e agradeceu ao oceano pelas mensagens sagradas que ele a todo momento transmite a humanidade.

Hugo Lapa - Rio de Janeiro
28/07/2016


2 comentários:

  1. Parabéns por nós compartilhar essa belíssima mensagem. Mas que não apenas seja bela para se ler e sim bela para ser chegar ao entendimento maior que é Deus.

    ResponderExcluir

Deixe um rastro de luz...